(19) 3251-2312 / 3325-1522  |    (19) 99837-4640  |    contato@singular.med.br  |

Confissões de um médico da dor - por Dr. Charles de Oliveira

confissoes de um medico da dor

Ser um médico que acolhe as dores dos outros é empolgante e desafiador. Precisamos estudar muito para entender sobre dores que acometem todo nosso corpo. Ao mesmo tempo, sabemos que corpo e alma não se separam e rotineiramente somos ouvintes de nossos pacientes que nos relatam histórias de sofrimento, insegurança, angústia, solidão.

Artigo por Dr. Charles Oliveira - "Crise de opioides: será que vamos trilhar o mesmo caminho dos Estados Unidos?"

crise de opioidesA crise de opióides não para de gerar novos capítulos. Ontem no estado de Oklahoma (EUA), a empresa Jonhnson e Jonhnson foi condenada a pagar 600 milhões de dólares por propagar entre pacientes e médicos falsas informações sobre segurança e baixo risco de dependência de seu produto, no caso o Durogesic. Esta não é a primeira vítima da justiça americana. Recentemente a American Pain Society, braço americano da IASP (International Association for Study of Pain) foi a falência devido aos processos que recebeu por promover o uso de opioides sem fundamentação científica sólida em troca de robustos patrocínios.

Dor crônica neuropática central – subdiagnósticos

dor crônica neuropática centralA nova versão do Código Internacional de Doenças (CID-11) define dor crônica neuropática central como uma dor crônica que é causada por lesão ou doença do Sistema Nervoso Central Somatossenssorial, ou seja, na medula ou no cérebro. No novo código, ela é dividida em 5 subdiagnósticos. Vejamos quais são eles:

Dor Crônica Neuropática no CID-11

dor neuropática cid11

Lesões ou doenças no sistema nervoso somatossensorial podem levar a aumento da sensibilidade à dor ou até mesmo a dor espontânea. Geralmente esse tipo de dor persiste continuamente ou se manifesta através de episódios recorrentes. Várias podem ser as causas da dor crônica neuropática, como por exemplo doenças metabólicas, traumas, condições neurodegenerativas, vasculares ou autoimunes, infecções, tumores ou por causas desconhecidas.