Rotina de trabalho estressante, congestionamentos no trânsito, problemas e preocupações diárias. Posso apostar que você também já sentiu pulsar a tensão nos ombros e dores no pescoço após um dia cheio.

É comum ter dores ou sentir uma rigidez nessa região de vez em quando.

Às vezes, a dor no pescoço também pode ser causada por lesões causadas por uma queda, esportes de contato ou movimentos bruscos. Na maioria dos casos, não é uma condição séria e costuma passar dentro de alguns dias.

Entretanto, essa pressão que muitas vezes sentimos pode não ser apenas fruto do cansaço e do desgaste físico e/ou mental, mas também de outros problemas mais sérios.

Por isso, no artigo de hoje, vou falar um pouco sobre como lidar com as dores no pescoço e como resolvê-las.

 

Quais as causas comuns das dores no pescoço?

A dor no pescoço é um problema comum que, normalmente, está relacionado com causas fáceis de serem resolvidas.

As causas mais comuns são:

 

1. Tensão muscular
Ter uma postura incorreta durante longos períodos de tempo, como acontece quando se está lendo, usando o computador ou até mesmo dormindo numa posição errada, pode provocar tensões musculares. Além disso, a tensão muscular também pode ser provocada pelo bruxismo, que consiste em ranger os dentes durante o sono, provocando uma sensação de peso do pescoço até ao ouvido.

 

2. Artrose
A artrose na coluna, também conhecida por osteoartrite da coluna ou espondiloartrose, consiste no desgaste da cartilagem das articulações da coluna, causando sintomas como dor e dificuldade para movimentar o pescoço.

 

3. Hérnia de disco cervical
A hérnia de disco cervical consiste no deslocamento de parte do disco intervertebral, que é a região entre as duas vértebras, causado na maioria das vezes pelo desgaste da coluna e má postura.

Um dos principais sintomas de hérnia de disco cervical é a dor no pescoço, que pode se espalhar para os ombros, braços e mãos, e provocar sensação de formigamento e de dormência. Além disso, em casos mais graves também pode surgir diminuição da força muscular e dificuldade para movimentar o pescoço.

 

Como tratar dor no pescoço?
Para diminuir a dor do pescoço mais rapidamente, é recomendado que você durma com um travesseiro baixo e firme, evitar dirigir enquanto a dor de pescoço não passar, evitar dormir de barriga para baixo, pois esta posição aumenta a pressão na região do pescoço e claro, evitar ficar muito tempo sentado em frente ao computador.

Entretanto, se a sua dor não passar ou melhorar em 3 dias ou se ela já dura mais de 3 meses e acontece de forma recorrente, é imprescindível que você busque ajuda de um médico especialista no manejo da dor. Esse profissional é responsável por realizar um exame físico e analisar todo o seu histórico médico.

Esteja preparado para informá-lo sobre as especificidades de seus sintomas. Fale também sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que você esteja tomando.

Mesmo que não pareça relacionado, você também deve informar sobre quaisquer lesões ou acidentes recentes que teve. O tratamento da dor no pescoço depende do diagnóstico.

Além de uma história completa e do exame físico, você também pode precisar de alguns exames para determinar a causa de sua dor no pescoço.

Um médico especialista da dor pode te dar um diagnóstico preciso e correto para que sejam descartadas as causas mais severas e assim iniciar o tratamento adequado para a situação.