guidelines bombas de infusão

Um grupo de experts reunidos pela Sociedade Internacional de Neuromodulação atualizou neste ano o consenso com diretrizes sobre a administração intratecal de medicação para diferentes tipos de dor. Estes guidelines haviam sido atualizados pela última vez em 2012. O resultado do consenso, contendo 32 tópicos, foi publicado na edição de fevereiro do periódico Neuromodulation: Technology at the Neural Interface.

Uma novidade no consenso deste ano é que as diretrizes foram todas apoiadas sobre rankings sistematizados de evidências científicas. Anteriormente, adotava-se critérios mais subjetivos de análise dos dados.

Uma preocupação do grupo de experts foi levar em conta dois pontos essenciais e contrastantes: a alta incidência de dor não controlada na população e o risco de dependência de medicações. Com isso, o documento preconiza segurança, recomendando que as doses iniciais sejam as mais baixas possíveis para que tragam alívio das dores e ao mesmo tempo reduzam o risco de efeitos indesejados e dependência. Outro aspecto importante das diretrizes é o foco nas necessidades individuais de cada paciente e não em critérios gerais inflexíveis.

Para saber mais sobre administração intratecal de fármacos, clique aqui          .

Dois membros do grupo de experts, Dr. Peter S. Sttats e Dr. Sudhir Diwan estarão no Brasil em julho, participando do 4º Congresso da Sobramid, que já está com inscrições abertas. Para saber mais informações sobre o congresso, clique aqui

Para acessar o artigo com as diretrizes, clique aqui.