Esta é a hipótese que pesquisadores de duas universidades norte-americanas querem comprovar cientificamente em breve. O estudo destes pesquisadores pretende investigar a relação entre a dieta, a diabetes tipo 2 relacionada à obesidade e a degeneração intervertebral discal.
Os autores suspeitam que a dieta associada à diabetes tipo 2 – com excesso de gordura processada e açúcar – causa inflamação e modificação do tecido do disco intervertebral, o que, por sua vez, desencadeia uma cadeia de respostas que levam à degeneração discal.
📖 Recomendamos a leitura: Pesquisadores buscam desenvolver agulhas que não causam dor
O projeto de pesquisa, liderado pelo Dr. James Iatridis, recebeu uma verba de 3,3 milhões de dólares do Instituto Nacional de Saúde. A pesquisa será realizada com diferentes modelos experimentais, em dois locais:
- Rensselaer Polytechnic Institute
- Icahn School of Medicine at Mount Sinai, ambas no estado de New York.
Enquanto a pesquisa não traz resultados conclusivos a respeito desta ligação, lembramos aos leitores que uma dieta balanceada, com baixos teores de gordura saturada e açúcares, está relacionada a uma vida mais saudável, bem-estar e menos dor.
Mesmo antes da publicação final da pesquisa, vale a pena buscar equilibrar melhor a alimentação e sentir os resultados gradualmente, ou seja, comprovar a relação em sua própria vida.
🔗 Para mais informações sobre o projeto, visite AQUI