Muitos pacientes veem a cirurgia como a última alternativa para aliviar a dor nas costas. No entanto, a realidade é que as cirurgias para a coluna nem sempre trazem o alívio esperado e, em alguns casos, podem até piorar a condição. Esse insucesso é tão comum que recebeu até um diagnóstico específico, conhecido como FBSS (Failed Back Surgery Syndrome) ou síndrome da falha da cirurgia na coluna. No Brasil, esse diagnóstico é chamado de Síndrome de Dor Pós Laminectomia.
Critério Diagnóstico de FBSS
Durante o evento Pain Week 2017, o Dr. Jay Joshi propôs um critério diagnóstico simples para o FBSS: o paciente deve apresentar a mesma dor ou uma dor mais intensa no mesmo local da cirurgia. Dr. Joshi estima que isso ocorra em 20 a 40% dos casos, mas observa que muitos desses casos não são devidamente registrados.
Fatores de Risco para Síndrome de Dor Pós Laminectomia
Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver a síndrome de dor pós laminectomia. O mais comum é o diagnóstico inadequado, segundo Dr. Joshi. Outros fatores importantes incluem o tabagismo, transtornos de humor e ansiedade, que podem impactar o processo de recuperação e amplificar a percepção da dor.
📖 Recomendamos a leitura: Estudo compara uso de Pregabalina e Gabapentina para dor do ciático
Tratamento da Dor Pós Laminectomia
Dr. Joshi recomenda algumas abordagens terapêuticas para tratar a dor pós laminectomia. Entre os tratamentos sugeridos estão:
- Fisioterapia
- Psicoterapia
- Medicamentos
- Procedimentos da Medicina Intervencionista da Dor, como:
- Bloqueios peridurais
- Radiofrequência
A fala do Dr. Jay Joshi sobre a Síndrome da Falha da Cirurgia na Coluna foi realizada no evento anual PAINWeek 2017. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.