Mal que inferniza a vida das vítimas e traz consequências econômicas graves

Dor: três letrinhas alçadas a sinônimo de sofrimento quando perdem o significado de sinal biológico de alerta e passam a designar reação desmesurada do organismo. Aguda, a dor funciona como um importante mecanismo de defesa, indicando que algo está errado, rogando ajuda. Mas quando o tempo passa e ela permanece, torturando o corpo e neutralizando todas as armas usadas para debelá-la, torna-se crônica. Deixa de ser sintoma, de guardar relação entre causa e efeito, e transforma-se, por si só, em doença.

Por definição, dor crônica é aquela que dura mais de três meses, “mesmo que não seja contínua”, segundo o anestesiologista especialista em dor Fabrício Dias Assis, de Campinas, presidente da SOBRAMID e coordenador científico do Comitê de Técnicas Intervencionistas da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Ou seja, aquela sensação pavorosa pode ir e vir em crises.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que em média 30% da população global têm dores crônicas. No país, isso equivale a 60 milhões de brasileiros. Cerca de 50% dos vitimados pelo problema apresentam algum comprometimento da rotina, como afastamento e incapacidade para o trabalho ou mesmo para as tarefas mais simples, estima a SBED.

A perspectiva sombria é que, em alguns casos, isso se torna permanente. 

Com o prolongamento do estímulo doloroso, surgem efeitos como alterações no humor, no apetite e no sono e queda do sistema imunológico, levando ao desgaste físico e psicológico com resultados potencialmente devastadores, como aposentadorias precoces e depressão grave.

Não para menos, de 75% a 80% dos atendimentos nos serviços públicos são motivados por queixas de dor, conforme dados epidemiológicos internacionais, informa o Ministério da Saúde.