Visita de mestre

É com muito orgulho que recebemos hoje em Campinas a visita do Dr. Gabor Racz, especialista em dor premiadíssimo e reconhecido por suas contribuições à medicina da dor. Ele participa do 6º módulo do nosso III Curso Teórico-Prático de Medicina Intervencionista da Dor. E ainda, faz 75 anos nesta ocasião! O aniversário deste grande médico será festejado no Rio de Janeiro, onde passará os dias 08 e 09 em companhia dos Drs. Fabrício Assis e Charles Oliveira.

 

 

MINI-BIO

 

De renome internacional, Dr. Gabor é o pai de duas invenções importantes: uma técnica intervencionista que remove aderências pós-cirurgia de coluna (lise de aderências) e um cateter epidural utilizado em procedimentos minimamente invasivos. Ambos levam seu nome, sendo respectivamente chamados de: "técnica de Racz" e "cateter Racz".

 

Autor de um grande número de publicações médico-científicas e vários livros, palestrante internacional e referência mundial, desenvolvedor de vários procedimentos, é reconhecido por seu trabalho incansável no tratamento de dor. Foi presidente do World Institute of Pain, diretor emérito do ASIPP e fundador do Depto. de Anestesiologia do Texas Tech University Health Sciences em Lubbock, Texas, EUA. Aualmente é presidente emérito desse departamento. Nesta mesma instituição de ensino e pesquisa, recentemente criou um centro internacional que oferece treinamento multidisciplinar em dor.

 

A história desta referência na medicina da dor é bem interessante. Nasceu na Hungria e cursava medicina na Semmelweiss University Medical School quando a revolução hungára estourou em 1956. Conseguiu escapar da perseguição, desembarcando na Inglaterra, onde teve a boa fortuna de, com alguma ajuda inesperada, continuar seu curso de medicina no ano seguinte. Formou-se em 1962 na Liverpool Medical School e, em 1963, seguiu para Syracuse, NY, nos Estados Unidos para fazer sua residência em Anestesiologia. Lá continuou como docente até 1977 quando foi convidado a fundar o departamento de anestesiologia na Texas Tech.