Síndrome do Túnel do Carpo: causas, sintomas e tratamentos
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição comum…
Dormência nos dedos, formigamento, fraqueza, desconforto e dor em uma ou nas duas mãos, principalmente à noite: estes são os principais sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, uma condição que afeta cerca de 75 milhões de pessoas no mundo todo.
O Túnel do Carpo fica no centro do punho, entre a mão e o antebraço. Trata-se de um túnel ósseo por onde passam o nervo mediano e nove tendões que são responsáveis pela flexão dos dedos das mãos. A Síndrome do Túnel do Carpo é um tipo de dor neuropática. Ela acontece quando o túnel se estreita, comprimindo o nervo mediano.
O estreitamento do túnel do carpo pode acontecer devido a diversos fatores, como hereditariedade, diabetes, problemas na tireoide, fraturas ou artrite. Movimentos repetitivos das mãos intensificam os sintomas.
O tratamento costuma ser bem sucedido, sendo muito importante o diagnóstico precoce da síndrome. Os recursos não-farmacológicos envolvem mudanças comportamentais, como diminuir os movimentos repetitivos, o uso de tala nos punhos durante a noite.
Os recursos farmacológicos são os anti-inflamatórios, que podem ser administrados oralmente, ou injetados no próprio túnel do carpo. A Medicina Intervencionista da Dor conta com recursos minimamente invasivos para o tratamento da condição, sendo as principais alternativas as infiltrações guiadas por ultrassom e a Radiofrequência Pulsada no Nervo Mediano. Ambos os procedimentos possuem uma alta taxa de eficácia.