hiper hipo atividadeHoje falaremos sobre um ciclo que costuma acontecer com frequência em casos de dor crônica: a alternância entre excesso de atividades e excesso de períodos de repouso. Parece contraditório, mas em muitos casos é isto mesmo que acontece. Neste texto - o segundo da série "Uma VIDA com mais atiVIDAde" - vamos explicar como e porque isto acontece.

A pessoa com dor crônica, quando sente que a dor está menor, pode sentir vontade de fazer coisas, o que é saudável. Porém, por vezes ela pode pensar nas coisas que deixou de fazer nos períodos de dor mais intensa e chegar à conclusão de que tem que “recuperar o tempo perdido”. Assim, começa a fazer tudo o que não tinha feito anteriormente. O exagero pode causar uma piora na dor.

Com a piora da dor, a pessoa começa a se sentir impossibilitada de fazer qualquer coisa e decide descansar e tomar medicação analgésica até a dor melhorar. Este período de descanso pode se estender, dependendo do tempo que leva para ocorrer uma melhora.

Com a redução da intensidade da dor, a pessoa decide interromper o repouso, se levanta e tenta fazer as atividades novamente. Um novo excesso aqui leva rapidamente a uma nova piora. Fecha-se um ciclo vicioso entre excesso de atividade e períodos de repouso cada vez mais longos.

Com o tempo, essas pessoas passam a ficar muito frustradas por não conseguirem fazer todas as coisas que elas gostariam. As crises de dor aumentam em frequência e intensidade. A pessoa sente como se não pudesse mais decidir o que fazer e quando fazer. Fica difícil planejar qualquer coisa.

Com isso, este ciclo pode levar a sentimentos de desespero e dúvidas sobre a própria capacidade de superar estes problemas. A pessoa sente como se a sua vida estivesse sendo controlada pela dor.

Muitas pessoas percebem que este padrão é auto-destrutivo, porém acham difícil sair deste ciclo. Alguns dizem que não conseguem mudar este padrão porque não têm escolha. Nós não concordamos com esta ideia. É possível sair deste ciclo. No próximo texto, apontaremos algumas ações que ajudam milhares de pessoas no mundo todo a agir de uma maneira mais eficaz. O primeiro passo para isto é reconhecer este padrão na vida cotidiana e refletir sobre como isto acontece.