modelo preditivo de enxaqueca

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital desenvolveram um modelo que pode ser um grande auxilio para se prever com sucesso futuras crises de enxaqueca. O principal elemento para realizar a previsão foi o estresse causado por problemas diários.

 O modelo preditivo levou em conta a frequência de eventos estressantes no dia e a intensidade desses eventos, conforme a avaliação de cada participante. Os pesquisadores identificaram que o estresse era de forma geral mais intenso nos dias que precediam as crises de enxaqueca.

O estudo analisou registros diários de 100 pacientes que apresentam esta condição dolorosa. Ao todo, foram analisados 4626 registros.

Os autores do estudo concluíram que ainda são necessários alguns ajustes para refinar o modelo e permitir que ele seja usado como um importante preditor das crises, auxiliando no tratamento dessas pessoas. A avaliação deles é de que este estudo foi um importante primeiro passo para demonstrar o potencial que este modelo tem para prever futuras crises.

Para acessar o artigo original, clique aqui