corrida e caminhada fortalecem o discoA relação entre corrida e caminha com a saúde do disco intervertebral ainda é um assunto controverso, com muito desconhecimento e a proliferação de mitos, como o de que quem tem problema de disco não pode se exercitar.  Um estudo publicado em abril no periódico Scientific Reports, da Revista Nature, buscou investigar o efeito de corridas leves e caminhadas rápidas sobre a saúde do Disco Intervertebral. Os resultados foram significantes e esclarecedores.

Pesquisadores da Universidade de Deakin, na Austrália, avaliaram 79 pessoas e as dividiram em 3 grupos, conforme o nível de atividade física, comparando os níveis de composição (hidratação e proteoglicanos) e hipertrofia do disco intervertebral.

A conclusão foi que caminhadas rápidas e corridas leves se correlacionaram com características positivas dos discos intervertebrais. Atividades de alto impacto, como corridas mais pesadas, não tiveram o mesmo resultado. Os autores afirmam que esta foi a primeira evidência em humanos que exercícios físicos são benéficos para o disco intervertebral.

Para acessar o artigo original, clique aqui: https://www.nature.com/articles/srep45975#t1