CRF joelhoUm estudo apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade Americana de Anestesia Regional e Medicina da Dor apontou que a radiofrequência resfriada reduz a dor mais efetivamente do que bloqueios com corticoides. Participaram do ensaio clínico prospectivo multicêntrico 151 sujeitos, que foram divididos em dois grupos. Em um grupo de participantes, foi realizada a radiofrequência resfriada. O outro grupo recebeu um bloqueio com corticoide.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Orthopedic Pain Specialists, de Santa Monica, na California (EUA), liderados pelo Dr. Tim T. Davis. O resultado primário foi a proporção de pacientes que tiveram sua dor reduzida em pelo menos 50%, baseada na Escala Numérica de Dor (de 0 a 10). Os resultados apontam que 6 meses após a realização do estudo, 74% dos pacientes tratados com radiofrequência resfriada tiveram pelo menos 50% de redução da dor, enquanto apenas 16,2% dos pacientes que receberam bloqueios com corticoides tiveram 50% ou mais de redução.

Os corticoides tiveram resultado positivo com 1 mês após o procedimento, mas depois para vários pacientes a dor voltou a ficar mais intensa. Já para o grupo de radiofrequência resfriada, os resultados positivos se mantiveram.

Além da melhora na intensidade da dor, as escalas de função também mostraram que o grupo que fez radiofrequência resfriada também teve resultados significantemente melhores em relação aos aspectos funcionais, ou seja, tanto um mês após o procedimento, quanto seis meses após, os pacientes estavam com menos incapacidade.