acupunturaUm importante artigo publicado na edição de janeiro do periódico NIHR Journals Library apontou que há uma evidência científica significativa para afirmar que a acupuntura é um eficaz recurso no tratamento de  pessoas com dor crônica.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade de York, liderados pelo professor Hugh MacPherson analisaram o resultado de 29 pesquisas clínicas envolvendo acupuntura para diferentes tipos de dor crônica, abrangendo um total de 18 mil pacientes.

O estudo comparou os resultados da combinação de acupuntura e tratamento médico convencional com os resultados do tratamento convencional isolado. A conclusão foi de que a adição da acupuntura ao tratamento convencional reduziu significantemente o número de ataques de cefaleia e enxaqueca, diminuiu a severidade de dores cervicais e lombares e também reduziu dor e incapacidade de pacientes com osteoartrite (artrose).

Além disso, o mesmo grupo de pesquisadores realizou um grande ensaio clínico de acupuntura para a depressão. Este estudo envolveu 755 pacientes do Norte da Inglaterra que apresentavam depressão. Os resultados mostram que a acupuntura, combinado a sessões de aconselhamento, reduziu a severidade da depressão e que os resultados se mantiveram 12 meses após o término do estudo.

Para acessar o artigo original, clique no link: https://www.journalslibrary.nihr.ac.uk/pgfar/pgfar05030#/abstract