science3A revista Science de Novembro traz uma edição especial inteiramente sobre Dor. Um dos periódicos mais respeitados do mundo reservar um espaço exclusivamente para debater aspectos sobre a dor e seu tratamento é uma amostra da importância crescente do tema no meio científico.

Traduzimos uma parte da introdução, que já nos dá uma ideia do caráter complexo da dor e da importância deste estudo para a ciência atualmente. O texto é assinado por Peter Stern, Leslie Roberts:

"A dor começa na periiferia do corpo e viaja atráves dos neurônios até o cérebro. Porém, o processo é muito mais complicado. Um grande número de circuitos neuronais são envolvidos na transmissão da dor. A maioria desses circuitos podem mudar quando algo dá errado. Quando entendemos estes circuitos, podemos interferir e bloqueà-los no nível adequado.

No entanto, a dor não é só uma questão de neurônios. O tecido em volta também tem um papel importante. Outras células - como as células da pele, as células do sistema imunológico ou as células da glia, só para citar algumas - participam da patogênese e também da resolução da dor. Também não há uma via de uma mão da periferia ao cérebro. Processos cognitivos poderosos modelam a maneira como percebemos dor. Essa percepção é determinada por nossas expectativas e pela situação em que nos encontramos. Clínicos necessitam desse conhecimento para desenvolver técnicas para o tratamento personalizado da dor crônica e para prevenir a dor de sair do controle".

Para acessar o texto original, clique no link: http://science.sciencemag.org/content/354/6312/564