(19) 3251-2312 / 3325-1522  |    (19) 99837-4640  |    contato@singular.med.br  |  
 

trigeminalA neuralgia do trigêmeo é uma das causas mais comuns de dor facial sendo caracterizada por episódios recorrentes de dores lancinantes na face, desencadeada por estímulos táteis ou até mesmo ocorrendo espontaneamente. É conhecida, nos Estados Unidos, como a doença do suicídio, tamanho é o número de pacientes que tiram a própria vida decorrente do sofrimento causado pelas dores intensas. 


Quando o tratamento medicamentoso não é suficiente, podemos utilizar os tratamentos minimamente invasivos. Entre eles está a radiofrequência do trigêmeo, que consiste na aplicação de uma corrente elétrica no nervo trigêmeo, inativando-o. O tratamento é feito sob sedação e o paciente tem alta no mesmo dia.

Um estudo publicado na revista médica “Neurosurgery” avaliou a eficácia do tratamento com a radiofrequência em pacientes com neuralgia do trigêmeo. Analisando 1600 pacientes submetidos ao procedimento, os autores concluíram que o procedimento é altamente eficaz, podendo ser repetido nos casos em que ocorra recorrência da dor. Na figura abaixo podemos ver que mais de 95% dos pacientes obtiveram alívio da dor imediatamente após o procedimento sendo que esse número permaneceu extremamente alto nos pacientes que foram submetidos a novos procedimentos (colunas em verde).

 

trigêmeo