Pessoas que convivem com dores constantes costumam teperguntas frequentestas dúvidas. O Blog Singular separou três questões muito frequentes para que possamos refletir.

1 – Se a minha dor não tem cura, o que é possível fazer?

Há muito o que se fazer, mesmo quando o objetivo não é a cura total. Através de recursos como medicamentos, bloqueios de nervos, fisioterapia e estratégias comportamentais, é possível ter mais qualidade de vida. Veja algumas metas que ainda são possíveis de se conquistar:

  • Ter uma vida mais produtiva e mais significativa
  • Melhorar a vida social, estar mais próximo dos amigos e familiares
  • Gradualmente, ser mais ativo fisicamente
  • Sentir-se menos frustrado, preocupado, deprimido, ansioso

 

2 – Por que os profissionais de saúde não conseguem entender com exatidão a minha dor?

Na realidade, é difícil para qualquer pessoa entender perfeitamente a experiência de dor de uma outra pessoa. Não se pode ver, tocar ou ouvir a dor. A dor não aparece em exames laboratoriais. Com tudo isso, avaliar a dor de um paciente é um processo desafiador, que exige bastante dos profissionais que trabalham nesta área. Em casos mais complexos de dor crônica, é importante que o tratamento seja realizado por profissionais especializados em dor. A Medicina da Dor é uma área da saúde que tem crescido muito no mundo todo, que indica uma abordagem biopsciossocial a partir de um trabalho multidisciplinar.

 

3 – Por que meus familiares, colegas e amigos não levam minha dor a sério?

Há muitas razões para isto acontecer. Em alguns casos, esse comportamento acontece porque algumas pessoas mais próximas podem se sentir frustradas em não saber como ajudar. Outra razão comum é o desconhecimento das pessoas. Quanto a isto também há muito o que se fazer. Uma maneira de lidar com isto é explicar para as pessoas o que é a dor crônica, o que isto implica na vida de uma pessoa e também compartilhar com os mais próximos quais são os desafios que você vem enfrentando para lidar com isto da melhor maneira possível. Se você mesmo ainda tem dúvidas em relação a como explicar o que é dor crônica, você pode encontrar ajuda no texto que está no link a seguir: https://singular.med.br/es/2015-04-08-20-59-16/blog/342-entenda-o-que-e-a-dor-cronica-e-como-e-seu-tratamento.html