vida mais ativaNovembro está acabando e a série “Uma Vida com mais atiVIDAde” chega ao seu último texto. Hoje, vamos explicar com mais detalhes a estratégia chamada de “PACING”. Se você não leu o texto passado, clique aqui para uma introdução a este tema.

Para resumirmos o que dissemos anteriormente, PACING é uma estratégia de promoção de saúde que nos ajuda a gradualmente retomarmos nossas atividades sem que isto cause uma piora nos quadros de dor crônica.

Quatro aspectos são fundamentais para que isto aconteça:

1.Faça o que você consegue: Escolha atividades que você consegue realizar sem gerar mais dor e defina uma quantidade ideal para isto. Para definir o nível ideal de atividade é importante não se comparar com os outros ou com o que você acha que deveria conseguir, mas identificar o nível que é mais apropriado para você. Em alguns exercícios, vale contar o tempo de realização ou o número de repetições. Para definir este valor, tente o exercício algumas vezes e perceba qual é o nível mais apropriado, ou seja, que não gera mais dor.

Você se lembra dos nossos dois personagens, que ilustraram os conceitos do primeiro texto? Pois bem, aqui eles voltarão para nos ajudar a entender como se define este valor.

  • Alberto costuma fazer 10 abdominais nos dias em que está se sentindo bem, porém percebe que isto lhe traz mais dor. Como nos dias em que ele está com menos dor, faz muitas coisas, nos dias seguintes ele não consegue fazer mais nada. Assim, seu nível de atividade se tornou muito irregular. Para definir o nível ideal quanto a abdominais, ele fez três tentativas: no primeiro, conseguiu fazer 5 repetições sem sentir mais dor. No seguinte, conseguiu 7. Já no terceiro, fez 6. A média foi de 6: esse pode ser apontado como o seu nível atual.
  • Sandra, ao definir o nível ideal para realizar sua atividade de jardinagem, também fez três tentativas e conclui que 12 minutos é o tempo que ela consegue ficar no jardim, sem que isto gere mais dor.

 

2.Comece pela linha de base: para o começo do “pacing”, é importante buscarmos um nível que chamamos de linha de base. Não se trata do nível atual, mas um valor um pouco abaixo, pois é importante começar a partir de um ponto que você consiga administrar com segurança. Um valor 20% abaixo do nível atual pode ser uma boa medida.

 

  • No exemplo dos exercícios abdominais de Alberto, pensando nos 20%, uma boa linha de base seria 5 repetições.

 

  • Já para Sandra, 10 minutos de jardinagem nos parece um tempo seguro para ela realizar a atividade.

 

3.Decida uma taxa de aumento realista: não adianta querer correr antes de conseguir andar! Você sabe que fazer demais pode causar piora da dor. Portanto, é mais adequado aumentar a quantidade de atividade em uma taxa pequena, porém constante:

 

  • Sandra, que começou com 10 minutos de jardinagem por dia, decide que pode aumentar um minuto de atividade a cada semana. Assim, em pouco mais de um mês, estará realizando 15 minutos de atividade sem que isto cause mais dor.

 

  • Alberto decidiu aumentar a quantidade de abdominais em uma repetição por semana. Em pouco mais de um mês, estará fazendo 10 abdominais diárias.

 

4.Escreva o seu plano e registre o seu progresso: tentar registrar o seu ritmo na cabeça pode trazer mais confusão. Você pode se esquecer em que nível está e quais os próximos passos. Com os registros diários, você pode perceber facilmente se está progredindo ou não. Outro ponto importante: os sinais de progresso são extremamente recompensadores. Isto ajuda a manter o plano. E por falar em recompensa, você pode se dar um prêmio a cada progresso!

 

  • Alberto e Sandra escreveram planos para eles e têm registrado diariamente o progresso que experimentam. Eles se sentem muito bem a cada conquista, a cada evolução. E você, está esperando o que para começar?

 

Experimente colocar em prática essas dicas e compartilhe conosco a sua experiência pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se tiver alguma dúvida, você também poderá nos escrever. Será um prazer compartilhar com você este processo. Um grande abraço e boa sorte!