Insegurança financeira pode aumentar a dor física, diz estudo

Insegurança financeira pode aumentar a dor física, diz estudo

Uma pesquisa publicada no periódico Psychological Science aponta que pessoas que consideram sua situação financeira como instável podem sentir mais dor física do que pessoas que se sentem mais seguras financeiramente.

O grupo responsável pelo estudo, liderado por Eileen Chou, da Universidade de Virginia, realizou seis estudos ao todo para estabelecer a relação entre insegurança econômica e dor física, concluindo que tal situação:

  • Produz mais dor
  • Reduz a tolerância a estímulos dolorosos
  • Aumenta o consumo de analgésicos.

Mature woman suffering from cancer, asian people, 70s years old with head scarf, blue ribbon.

Os autores explicam que tal associação pode estar relacionada a uma sensação de perda de controle sobre a própria vida nos momentos de estresse financeiro, o que por sua vez pode ativar estados psicológicos associados a ansiedade, medo e estresse. Tais processos compartilham mecanismos neurais com a dor, conforme já foi demonstrado em inúmeros estudos.
Para acessar o artigo na íntegra, o link é http://pss.sagepub.com/content/early/2016/02/17/0956797615625640.abstract

O que isso significa na prática?

Quando corpo e mente estão sobrecarregados pelo estresse, a dor tende a se intensificar. Isso mostra como o cuidado com a dor deve ser multidimensional, considerando não apenas a parte física, mas também fatores emocionais e sociais.

Se você está enfrentando dor e sente que ela está impactando sua qualidade de vida, saiba que existem tratamentos eficazes e seguros que vão muito além do uso de analgésicos.

Agende uma avaliação com nossa equipe especializada em Medicina Intervencionista da Dor e descubra quais recursos podem ajudar no seu caso.

Compartilhe: