remédio digital para dorMatéria do Jornal Folha de São Paulo divulgou que o físico brasileiro Marcelo Sousa tem desenvolvido um curativo digital para aliviar a dor. O físico se juntou a outros pesquisadores e fundou a Bright, uma startup de Fotomedicina, área médica que busca desenvolver recursos de tratamento de diversos problemas de saúde através de estímulos luminosos, integrando eletrônica e inteligência artificial.

O primeiro produto da empresa é o Light-aid, um curativo digital que irradia luz, promovendo reações bioquímicas nas células que geram alívio de diferentes tipos de dor em diversos locais do corpo. A proposta é que sejam feitas 10 aplicações, duas por semana.

O principal desafio da equipe de pesquisadores é encontrar a dose ideal, ou seja, a quantidade de luz adequada para cada caso específico, levando-se em conta o tipo de dor e características individuais de cada paciente. Um estudo na USP avaliará a eficácia do recurso a partir de 3 grupos de 30 indivíduos cada: um grupo de pessoas saudáveis, um grupo de pacientes com artrose de joelho e um grupo placebo, em que o dispositivo ficará desligado.

Para acessar a matéria completa da Folha, clique aqui