lisado de plaquetasUm estudo publicado no Journal of Experimental Orthopaedics aponta que pacientes com dor lombar radicular tratados com bloqueio peridural com lisado de plaquetas relataram melhoras significativas em seus níveis de dor.

O objetivo dos autores do estudo foi desenvolver um tratamento que oferecesse alívio da dor por um período maior do que o bloqueio peridural com corticoide. Uma das soluções pensadas pelos autores foi a utilização do lisado de plaquetas, que é obtido através da liberação dos fatores de crescimento das plaquetas. O resultado é um soro rico em fatores de crescimento.

O estudo retrospectivo usou dados de 470 pacientes com dor lombar radicular que foram tratados com o bloqueio peridural com lisado de plaquetas. Pacientes com sintomas contínuos receberam mais de uma injeção. Na media, cada paciente recebeu de uma a três injeções ao longo de alguns meses.

Comparados com os dados iniciais, após o procedimento, os pacientes reportaram níveis menores de dor e pontuações mais altas no questionário de função.

Para acessar o estudo original, clique no link: https://www.researchgate.net/publication/321291332_The_use_of_lumbar_epidural_injection_of_platelet_lysate_for_treatment_of_radicular_pain