rigidez nas colunaÉ comum ouvirmos das pessoas que às vezes elas sentem a coluna mais rígida. Mas será que é isso mesmo que acontece nessas ocasiões? Essa foi a pergunta que pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, se fizeram.

Um dos autores da pesquisa, prof. Greg Kawchuk, do Departamento de Fisioterapia, explicou que uma experiência consciente de que a coluna está rígida nem sempre reflete uma rigidez biomecânica.

Participaram da pesquisa 15 pessoas com dor lombar crônica e 15 pessoas saudáveis.

No estudo, os pesquisadores perguntaram para os participantes quão rígida eles achavam que sua coluna estava. Depois disso, usaram um equipamento para medir exatamente o nível de rigidez da região. Não foi encontrada uma relação significativa entre a sensação de rigidez reportada pelos participantes e o nível medido pelo equipamento.

Principal autora do estudo, Dra. Tasha Stanton, explica que a sensação de rigidez pode ser um constructo protetivo, criado pelo Sistema Nervoso da pessoa com dor para evitar, por exemplo, que ela faça movimentos que possam lesionar mais a coluna, o que causaria mais dor. A partir da sensação de rigidez, a pessoa passa a fazer movimentos mais lentos e suaves, o que pode ter uma função protetiva.

Para acessar o artigo original na íntegra, clique aqui