caso clinico dr charles

Em janeiro deste ano atendi um caso muito interessante, bastante corriqueiro e algumas vezes subdiagnosticado. Uma paciente de 82 anos, com dor lombar baixa que agudizou nas últimas 6 semanas. Como história pregressa relatou-me fratura de vértebras sendo a décima-segunda torácica e primeira lombar, fato este que aconteceu há 5 anos. Após exame físico, solicitamos uma nova RNM de coluna lombar e da bacia.

 A RNM de bacia revelou uma fratura dos ossos sacro bilateralmente. Já a ressonância de coluna lombar não revelou nenhum fato novo. Tratamento conservador com medicamentos e repouso chega a demorar 9 meses para melhorar, o que compromete bastante a qualidade de vida, já que sua melhor posição é permanecer deitada. 

Realizamos neste caso uma sacroplastia, que consiste na injeção de cimento biológico nos ossos fraturados por meio de agulhas colocadas percutaneamente e guiadas por imagens de raio X. A melhora da dor é geralmente muito rápida reduzindo em 80% de intensidade nas primeiras duas semanas.