obesidade dorEsta é a hipótese que pesquisadores de duas universidades norte-americanas querem comprovar cientificamente em breve. O estudo destes pesquisadores pretende investigar a relação entre a dieta, a diabetes tipo 2 relacionada à obesidade e a degeneração intervertebral discal. Os autores suspeitam que a dieta associada à diabetes tipo 2 – com excesso de gordura processada e açúcar – causa inflamação e modificação do tecido do disco intervertebral, o que por sua vez causa uma cadeia de respostas que levam à degeneração discal.

O projeto de pesquisa, liderado pelo Dr. James Iatridis, recebeu uma verba de 3,3 milhões de dólares do Instituto Nacional de Saúde. A pesquisa será realizada com diferentes modelos experimentais, em dois locais: na Rensselaer Polytechnic Institute e na Icahn School of Medicine at Mount Sinai, ambas no estado de New York.

Enquanto a pesquisa não traz resultados conclusivos a respeito desta ligação, lembramos aos leitores que uma dieta balanceada, com baixos teores de gordura saturada e açúcares está relacionada com uma vida mais saudável, bem-estar e menos dor. Mesmo antes da publicação final da pesquisa, vale a pena buscar equilibrar melhor a alimentação e sentir os resultados gradualmente, ou seja, comprovar a relação em sua própria vida.

Para mais informações sobre o projeto, visite o site: http://news.rpi.edu/content/2016/08/23/diet-and-back-pain-what%E2%80%99s-link