ultrassomA Ultrassonografia tem ganhado um espaço cada vez maior na clínica médica nos últimos anos. Seu uso tem ido muito além da tradicional guia encaminhando o paciente para um exame de ultrassom a ser realizado em outra data e por outro médico. Em muitas clínicas, o equipamento tem feito parte do dia a dia dos médicos.

 

Dr. Charles Amaral de Oliveira, médico de dor do Singular, tem se especializado no uso do Ultrassom em procedimentos diversos para o tratamento de diferentes tipos de dor. Para isto, foi preciso recorrer a cursos no exterior, que ensinam a diagnosticar partes diferentes do corpo. Ele considera que a principal função desses cursos é “treinar o olhar”, já que o ultrassom exige do profissional uma nova forma de ver as imagens.

 

Dr. Charles recorda que ouviu falar pela primeira vez sobre a aplicação da ultrassonografia dentro dos consultórios médicos em 2004, por intermédio de um colega canadense, mas não deu muito crédito. Há cinco anos, percebeu a importância deste equipamento, investiu em formação e desde então tem contado com mais este recurso no Singular, sempre que necessário. "Hoje, não me imagino trabalhando sem o ultrassom. Na minha especialidade, ele auxilia a alcançar o ponto exato em que quero fazer uma intervenção com uma agulha. Também utilizo muito para diagnostivar tendinites e outras inflamações”, afirma.

 

Entre as vantagens do uso do ultrassom está a sua capacidade de proporcionar um diagnóstico mais preciso e rápido. Além disso, como não emite radiação, é seguro para ser aplicado em crianças e grávidas. Outra vantagem do equipamento é sua mobilidade, o que permite que seja transportado, quando necessário. “Podemos levar o aparelho à beira do leito, ter diagnósticos mais precisos, fazer comparações de imagens em um mesmo paciente entre um ombro doloroso e outro não, por exemplo. Ouvi a definição de que o ultrassom é o estetoscópio do médico do século 21 e concordo plenamente”, comenta Dr. Charles. O ultrassom está conquistando espaço mundialmente devido ao seu menor custo em relação a outros métodos diagnósticos, por não ter contra-indicações e pela rapidez na execução do exame agregando informações importantes à consulta médica.

 

No final de Outubro, o Singular promoverá um curso especialmente sobre o uso da Ultrassonografia na clínica de dor. Para mais informações, acesse o link: http://www.singular.med.br/midia/blog/228-curso-hands-on-ultrassonografia-coluna.html

 

História

Utilizado para detectar objetos no fundo do mar durante a Primeira Guerra Mundial, o ultrassom foi usado pela primeira vez na medicina diagnóstica em 1940, quando o neuropsiquiatra Karl Theodore Dussik tentava localizar tumores e verificar o tamanho de ventrículos cerebrais. Na época, era necessário que o paciente ficasse submerso em uma banheira para a realização do exame e as imagens eram de baixíssima qualidade.

 

Na década de 1950 começou-se a utilizar o gel para aumentar a superfície de contato e os exames já eram bem parecidos com os realizados atualmente. O aparelho de ultrassom utiliza a energia elétrica e a transforma em energia acústica, que por sua vez é transformada em imagem. O transdutor é o responsável por transformar os ecos refletidos pelo interior do corpo humano em sinais que serão decodificados eletronicamente em imagem que será interpretada pelo médico.