lucianaNo dia 4 de Julho, o evento Além da Dor aborda questões referentes à alimentação. A convidada desta edição é a Dra. Luciana Di Pietro Magri, nutricionista da equipe do Singular. Nesta entrevista para o Blog Singular, ela fala sobre o trabalho que desenvolve há 28 anos para ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais equilibrada. Dra. Luciana é Mestre e Doutora em Biologia Molecular e Funcional pela Unicamp e especialista em Nutrição Desportiva, também pela Unicamp. 

 

Singular – Conte-nos sobre sua trajetória: como você decidiu ser nutricionista?

Luciana- Eu era uma criança magra, até fazer um tratamento prolongado com corticoide, que resultou em obesidade aos 10 anos de idade. Passei a adolescência obesa, e magra quando usava medicamento para controle de peso. Aos 18 anos eu já havia me consultado com vários médicos e conhecia todas as dietas para emagrecer; quando após mais um tratamento frustrado, resolvi fazer uma dieta sem contar com nenhum medicamento e emagreci mais de 30 quilos. A partir dessa minha própria experiência, resolvi fazer nutrição.

 

Singular – Quais são os aspectos essenciais do trabalho do nutricionista?

Luciana – A principal função do nutricionista é ser um educador . Não é só falar o que ele deve comer ou não. É preciso que o nutricionista mostre que é possível a pessoa ser mais feliz quando ela come de maneira mais adequada. O nutricionista é um profissional qualificado para educar a pessoa a comer melhor. Não basta só falar: “você tem que comer salada”. O importante é acompanhar como ela vai conseguir fazer essas mudanças em seus hábitos de vida. Para isso, é essencial entender o comportamento da pessoa em relação à alimentação e buscar formas graduais de mudar esse comportamento, desde a apresentação do alimento. O nutricionista apresenta alimentos com um novo olhar para o paciente. A alimentação é uma ferramenta para você ter mais qualidade de vida.

 

Singular – Como funciona o seu processo de trabalho?

 Luciana – O trabalho parte de uma avaliação nutricional realizado na primeira sessão, para entendermos os hábitos nutricionais da pessoa e sua rotina de vida. Já nesta primeira sessão traçamos um plano alimentar para a pessoa seguir, com uma relação de alimentos e quantidades específicas, de acordo com os gostos pessoais e os hábitos da pessoa. Além disso, oriento que é essencial que a pessoa tenha horários certos para se alimentar. Esporadicamente, ela pode até sair da rotina, mas de forma geral é essencial fazer as refeições em horários regulares.

 

Singular – Existe um horário certo para se fazer as refeições?

Luciana – O horário específico vai depender da hora em que a pessoa costuma acordar, porém eu recomendo que a pessoa se alimente a cada 3 ou 4 horas.

 

Singular – Depois da avaliação, como se dão os atendimentos?

Luciana – Depois disso, fazemos sessões a cada 15 dias para acompanharmos como está indo o plano alimentar e identificar quais foram as principais dificuldades que a pessoa teve ao longo deste período. Também é importante conversarmos sobre os benefícios que a pessoa percebe em sua vida após a implementação dessas mudanças de hábitos.

 

Singular – Quais são as principais mudanças que a pessoa percebe a curto prazo?

Luciana – Muitos relatam já no início do plano alimentar ter um sono melhor, sentir menos cansaço e mais vitalidade, um melhor funcionamento do intestino e até mudanças positivas no humor.

 

Singular – O que uma pessoa pode esperar da nutrição quanto ao objetivo específico de perda de peso?

Luciana – Podemos esperar em média uma perda de 8 a 10 quilos a cada 2 meses, se a pessoa seguir o plano. O mais importante nesse processo é a pessoa ter perseverança. Se cair, não tem problema. É como a música diz: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. É fundamental entendermos as condições que levaram a pessoa a cair, para que ela em outras ocasiões esteja mais preparada.

 

Singular – Como a nutrição pode ajudar no tratamento de pessoas com dor crônica?

Luciana – Vemos que muitas pessoas utilizam alimentos de forma errada e acabam ganhando muito peso, o que tem uma grande relação com dor crônica. A nutrição pode ser muito efetiva ao contribuir para o emagrecimento da pessoa e dar um outro colorido para a vida dela. Uma boa alimentação pode dar um novo colorido para a vida das pessoas.

 

Singular – Para terminarmos a entrevista, dê uma dica para as pessoas sobre alimentação.

Luciana – É importante ter uma rotina com horários regulares para a alimentação, buscando comer a cada 3 ou 4 horas. É fundamental ter verduras e legumes no almoço e no jantar. De preferência, escolher frutas para a sobremesa e também escolher alimentos que sejam da época, tomar pelo menos 2 litros de água por dia e fazer atividades físicas.