tabagismo e dores nas costas

A relação entre o tabagismo e doenças como câncer e enfisema já está mais do que comprovada. Além disso, recentemente tem ficado cada vez fica mais clara a relação entre o consumo de cigarro e as dores nas costas. Diversas pesquisas demonstram essa relação. Um estudo inglês publicado no periódico Annals of the Rheumatic Diseases com 13 mil pessoas concluiu que o ato de fumar aumenta em 30% o risco de se apresentar dor nas costas.

 Há diversas teorias que buscam explicar como se dá essa relação. Um estudo de 2012, realizado por pesquisadores de diferentes países apontou que a exposição à fumaça do cigarro por um longo período provoca uma diminuição da síntese de proteoglicanos e aumentam a sua degradação, causando a degeneração dos discos intervertebrais. Além disso, comprovou-se que o cigarro provoca perda óssea nas vértebras.

 

Um outro estudo, da Northwestern University (EUA), concluiu que fumantes com dor lombar têm uma chance menor de recuperação e apresentam uma tendência maior a desenvolver dor crônica em comparação com os não fumantes. Os pesquisadores encontraram alterações nos cérebros de fumantes que podem explicar essa diferença. Tais alterações afetam a maneira como o cérebro responde à dor nas costas. Com isso, os fumantes tornam-se pessoas menos resilientes em relação à dor.

 

Para quem ainda não se convenceu da influência que o cigarro tem sobre as dores nas costas, aí vai outra pesquisa, agora buscando identificar se parar de fumar pode ter alguma influência sobre a recuperação dos pacientes com este tipo de dor. Dr. Caleb Behrend e seus colegas da Universidade de Rochester (EUA) aplicaram questionários em mais de 5000 pacientes em tratamento para dor lombar. Os resultados mostraram que os pacientes que pararam de fumar durante o tratamento relataram uma melhora muito mais significativa da dor comparado às pessoas que continuaram a fumar.

 

Este post teve como objetivo informar o que a ciência diz sobre o efeito do hábito de fumar sobre a dor nas costas e até sobre seu tratamento. Diante dessas informações, resta um fator que é principal: a sua escolha. Pelos resultados das mais recentes pesquisas parar de fumar parece ser uma excelente escolha no sentido de promover qualidade de vida e até evitar dores crônicas. 

 

Fontes:

  • Palmer, K.T. et al. Smoking and musculoskeletal disorders: Findings from a British national survey. Annals of the Rheumatic Diseases. January 2003. 62: 33-36.
  • Wang, D et al. Spine degeneration in a murine model of chronic human tobacco smokers. Osteoarthritis Cartilage. 2012 August ; 20(8): 896–905.
  • http://www.northwestern.edu/newscenter/stories/2014/11/smoking-is-a-pain-in-the-back.html
  • http://www.medscape.org/viewarticle/775333