METASPessoas com dor podem contar com diferentes recursos para melhorar a qualidade de vida e diminuir o impacto da dor em sua vida. Estabelecer metas pode ser um desses recursos. No post de hoje, vamos explicar como as metas podem ser úteis. Também vamos dar algumas dicas sobre como estabelecer as suas metas e colocar algumas ações em prática.

Quando se tem dor crônica, a meta mais óbvia é ter alívio da dor. Muitas pessoas buscam primeiro estar completamente sem sentir dor para só então pensar em metas de vida. No entanto, nem sempre é possível o alívio total e em certas ocasiões, o processo de tratamento leva um certo tempo. E enquanto isso a vida continua. Pensar em metas possíveis pode gerar um senso de propósito e um sentimento maior de estar no controle sobre a própria vida. 

Como estabelecer as metas:

Primeiro, é importante identificar quais são as mudanças mais importantes para a sua vida. Pense em coisas que você deixou de fazer, ou que você gostaria de fazer e no momento não está fazendo. É muito comum pessoas com dor crônica deixarem de lado hobbies, interesses, vida social e atividades diárias. Com isso, a qualidade de vida diminui muito. Pense durante um tempo na seguinte pergunta: “o que você gostaria de fazer que você atualmente não está fazendo?”

As características das melhores metas podem ser listadas pelas letras da palavra SMART (significa “esperto”, em inglês”)

S – Specific (Específica): defina uma meta que você saiba identificar quando a atingiu. As metas mais eficientes são as que podem ser descritas com facilidade. Metas como “Me sentir mais feliz” ou  “me livrar da depressão” não são específicas. Já “viajar com a minha família” ou “voltar a trabalhar” são exemplos de metas específicas.

M– Mensurável: é importante definir quantidades ou valores em relação às metas. Por exemplo: ao invés de simplesmente estabelecer que vou caminhar, posso dizer “vou caminhar 30 minutos por dia”. Outro exemplo poderia ser “me reunir com meus familiares uma vez por semana

A – Alcançável: metas impossíveis geram gasto desnecessário de energia. Já metas realistas podem te ajudar a sentir que seu progresso depende muito de suas ações. E esse sentimento é muito recompensador.

R -  Relevante: suas metas devem se referir a aspectos importantes para você. Estabelecer metas a partir da opinião dos outros, ou em relação ao que você acha que DEVE fazer não é tão eficiente quanto pensar algo que realmente importa para a sua vida.

T – Temporal: no momento de estabelecer suas metas, adote um prazo para realizá-las. Por exemplo, você pode dizer: “dentro de 6 meses, vou mudar de casa”; ou “até o fim do mês, arrumarei a gaveta do escritório”.

 

Características de uma boa meta

Quer experimentar? Primeiro, se pergunte: "o que eu poderia estar fazendo diferente?”. Depois, tente estabelecer metas, seguindo cada um dos aspectos SMART. Comece por metas menores, mais simples e aos poucos, procure conquistas mais desafiadoras. Se tiver alguma dificuldade ou dúvida, escreva para nós: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Mãos à obra e boas realizações!