procedimentos guiados por ultrassomA Ultrassonografia tem ganhado um espaço cada vez maior na clínica médica nos últimos anos. Seu uso tem ido muito além da tradicional guia encaminhando o paciente para um exame de ultrassom a ser realizado em outra data e por outro médico. Em muitas clínicas, o equipamento tem feito parte do dia a dia dos médicos.

  

Uma vantagem do uso do ultrassom é a sua capacidade de proporcionar um diagnóstico mais preciso e rápido. Além disso, como não emite radiação, é seguro para ser aplicado em crianças e grávidas. Outra vantagem do equipamento é sua mobilidade, o que permite que seja transportado, quando necessário. O ultrassom está conquistando espaço mundialmente devido ao seu menor custo em relação a outros métodos diagnósticos, por não ter contra-indicações e pela rapidez na execução do exame agregando informações importantes à consulta médica.

 Na Medicina Intervencionista da Dor, a Ultrassonografia tem se tornado uma importante ferramenta para o diagnóstico de diferentes tipos de dor e também para guiar procedimentos minimamente invasivos. Neste caso, o médico usa as imagens de ultrassom para definir com maior precisão o local onde realizará a intervenção, por exemplo, identificando o ponto onde será inserida a agulha. Exemplos de procedimentos que podem ser guiados por Ultrassom são os bloqueios de nervos periféricos, as infiltrações de articulações, a radiofrequência de nervos periféricos, a hidrodisseccção e a radiofrequência resfriada de joelho, dentre muitos outros.

 

História

Utilizado para detectar objetos no fundo do mar durante a Primeira Guerra Mundial, o ultrassom foi usado pela primeira vez na medicina diagnóstica em 1940, quando o neuropsiquiatra Karl Theodore Dussik tentava localizar tumores e verificar o tamanho de ventrículos cerebrais. Na época, era necessário que o paciente ficasse submerso em uma banheira para a realização do exame e as imagens eram de baixíssima qualidade.

 

Na década de 1950 começou-se a utilizar o gel para aumentar a superfície de contato e os exames já eram bem parecidos com os realizados atualmente. O aparelho de ultrassom utiliza a energia elétrica e a transforma em energia acústica, que por sua vez é transformada em imagem. O transdutor é o responsável por transformar os ecos refletidos pelo interior do corpo humano em sinais que serão decodificados eletronicamente em imagem que será interpretada pelo médico.

Curso

Há alguns anos, o Singular desenvolve cursos para promover o aprimoramento de médicos de todo o Brasil nos procedimentos guiados por ultrassonografia. Em 2017 o curso de ultrassom se tornou modular, contando com 4 módulos que ocorrem ao longo do ano. Trata-se do Curso Singular de Intervencionismo em Dor Guiado por Ultrassom. Para mais informações sobre a programação de cursos no Singular, clique aqui ou envie um e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..