BannerSite SIngular Clínica Sindrome miofascial 1200px 590pxA Síndrome de Dor Miofascial, ou Dor Crônica Miofascial, é um transtorno muito comum, responsável por muitos dos casos de dor que acometem as pessoas em geral. Ela recebe este nome por afetar as fáscias, que são os tecidos conjuntivos que cobrem os músculos.

Quase todo mundo já sentiu alguma dor muscular na vida. A diferença da síndrome miofascial é que a dor não melhora com o tempo e às vezes até piora. Em outro post em nosso site, falamos sobre a dor muscular em geral. Para saber mais, clique aqui. https://www.singular.med.br/es/2015-04-08-20-59-16/blog/296-dor-muscular-ou-mialgia-saiba-como-alivia-la-e-quando-buscar-ajuda-medica.html

Na dor miofascial, a pressão de alguns pontos sensíveis nos músculos, chamados de pontos gatilho, pode provocar dor em outras partes do corpo. Este fenômeno é chamado de dor referida.

Há duas principais causas para a dor miofascial: lesão ou uso repetido. Ela pode ocorrer quando há um trauma ou um micro-trauma em um músculo ou grupo de músculos, ou ainda quando um músculo é contraído repetidamente ao longo do tempo, ou seja, por esforço repetitivo no trabalho ou até mesmo no lazer ou no esporte. O estresse também pode gerar uma tensão muscular intensa e provocar o surgimento da síndrome dolorosa miofascial.

O tratamento pode envolver diferentes recursos, como medicações, infiltrações nos pontos gatilho, várias técnicas da fisioterapia especializada, agulhamento seco, acupuntura e, em casos de dor relacionada ao estresse emocional, Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Ao perceber que a sua dor muscular não está apresentando melhora ao longo do tempo, recomendamos que consulte um médico especializado em dor para discutir as melhores opções de tratamento para o seu caso em particular.

Uma curiosidade aos pontos gatilho é que a médica criadora do termo “pontos gatiho”, Dra. Janet Travel, foi a primeira médica a servir a Casa Branca, tendo por anos tratado da intensa dor do presidente John F. Kennedy. Para ler sobre esta história, clique aqui: https://www.singular.med.br/midia/blog/412-a-dor-cronica-de-john-f-kennedy.html