Dor intensa após cirurgia não deve ser considerada normal
Você já ouviu alguém dizer que sentir dor depois de…
Dormência nos dedos, formigamento, fraqueza, desconforto e dor em uma ou nas duas mãos, principalmente à noite: estes são os principais sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, uma condição que afeta cerca de 75 milhões de pessoas no mundo todo.
O Túnel do Carpo fica no centro do punho, entre a mão e o antebraço. Trata-se de um túnel ósseo por onde passam o nervo mediano e nove tendões que são responsáveis pela flexão dos dedos das mãos. A Síndrome do Túnel do Carpo é um tipo de dor neuropática. Ela acontece quando o túnel se estreita, comprimindo o nervo mediano.
O estreitamento do túnel do carpo pode acontecer devido a diversos fatores, como hereditariedade, diabetes, problemas na tireoide, fraturas ou artrite. Movimentos repetitivos das mãos intensificam os sintomas.
O tratamento costuma ser bem sucedido, sendo muito importante o diagnóstico precoce da síndrome. Os recursos não-farmacológicos envolvem mudanças comportamentais, como diminuir os movimentos repetitivos, o uso de tala nos punhos durante a noite.
Os recursos farmacológicos são os anti-inflamatórios, que podem ser administrados oralmente, ou injetados no próprio túnel do carpo. A Medicina Intervencionista da Dor conta com recursos minimamente invasivos para o tratamento da condição, sendo as principais alternativas as infiltrações guiadas por ultrassom e a Radiofrequência Pulsada no Nervo Mediano. Ambos os procedimentos possuem uma alta taxa de eficácia.
Blog
Você já ouviu alguém dizer que sentir dor depois de…
Você já percebeu que, quando sente dor ou está ansioso(a),…
A antiga definição de dor: um avanço para a época…
Singular Centro de Controle da Dor. Todos os direitos reservados.
Responsável Técnico:
Dr. Charles Amaral de Oliveira CRM 78.024