Dor Pélvica Crônica

Acomete 3,8% das mulheres entre 15 a 75 anos 

O que é Dor Pélvica Crônica?

A dor pélvica, de uma maneira geral, se refere às dores sentidas na região abaixo do umbigo e acima das pernas. Ela pode acometer tanto mulheres quanto homens, porém, é bem mais comum nas mulheres. Há diversas causas possíveis para esse tipo de dor, que podem estar relacionadas a uma infecção na região, a alguma lesão músculo-esquelética ou um problema em órgãos internos não-reprodutivos, como intestino ou bexiga. Nas mulheres, a dor pélvica pode ser uma indicação de algum problema com os órgãos reprodutivos, como o útero, o ovário ou a própria vagina.

Podemos considerar a dor pélvica crônica como uma dor que dura mais do que 6 meses. A prevalência é alta: cerca de 3,8% das mulheres entre 15 a 75 anos. As características da dor variam muito de mulher para mulher. Para algumas, trata-se de uma dor moderada, que aparece e some de repente. Para outras, é uma dor severa e contínua, que prejudica o sono, a qualidade de vida e o trabalho.

Muitas vezes é difícil precisar o que exatamente gerou a dor pélvica crônica. Em cerca de 20% dos casos, ela se relaciona a problemas do sistema reprodutivo, como endometriose, doença inflamatória pélvica, aderências, adenomiose, entre outros; Em cerca de 37% dos casos, a dor pélvica se refere a problemas no sistema gastrointestinal, como síndrome do intestino irritável e hérnias; Em 31%, está ligada a problemas no sistema urológico, como cistite intersticial ou síndrome uretral; E em cerca de 12% dos casos, o problema está no sistema músculo esquelético, como síndromes miofasciais, fibromialgia e síndrome do piriforme.

Tratamento

A avaliação médica buscará compreender as possíveis causas da dor a partir de um detalhado exame clínico, da história do paciente e de exames de imagem. Dependendo do caso, poderá ser pedido ultrassom vaginal, ressonância magnética, tomografia ou outros exames possíveis.

Se houver uma doença específica causando a dor, como a endometriose, o tratamento envolverá medicações específicas para esta condição. No entanto, para melhorar os sintomas, nem sempre é necessário descobrir uma doença que esteja causando a dor. É possível abordar o problema com medicações voltadas a promover um alívio da dor, como anti-inflamatórios ou remédios chamados de “adjuvantes”, como antidepressivos e anticonvulsivantes.

Além das medicações para alívio da dor, a Medicina Intervencionista da Dor conta com diferentes procedimentos para promover o alívio de dores pélvicas provenientes de diferentes regiões. Alguns recursos possíveis são os bloqueios anestésicos e a neuroestimulação medular, para casos mais complexos e refratários ao tratamento convencional.

Em muitos casos de dor crônica, a fisioterapia é um recurso fundamental, para trabalhar aspectos como a tensão muscular da região ou questões posturais. A acupuntura também é um recurso que muitas vezes traz diversos benefícios. Lidar com uma dor prolongada muitas vezes se torna um desafio, levando a pessoa a ter sua vida comprometida em muitos aspectos. Neste sentido, a psicologia é um outro recurso a ser utilizado para ajudar a paciente a enfrentar tais desafios de maneira mais leve e efetiva.

Fontes:

Cheong Y, William Stones R. Chronic pelvic pain: aetiology and therapy. Best Pract Res Clin Obstet Gynaecol. 2006;20(5):695-711.
Antonio Alberto NogueiraI; Francisco José Candido dos ReisI; Omero Benedicto Poli NetoI, IIAbordagem da dor pélvica crônica em mulheres, Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetríciahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032006001200008
Fred Howard, MD Patient information: Chronic pelvic pain in women (Beyond the Basics) http://www.uptodate.com/contents/chronic-pelvic-pain-in-women-beyond-the-basic

Contato

Nossos números

(19) 3251-2312
(19) 99837-4640

Emails

contato@singular.med.br

Blog

Nossos Conteúdos

Devo falar sobre dor crônica em meu trabalho?

Devo falar sobre dor crônica em meu trabalho?

Uma questão delicada para muitas pessoas com dor crônica é…

Estudo investiga como o cérebro após uma lesão antecipa e evita movimentos dolorosos

Estudo investiga como o cérebro após uma lesão antecipa e evita movimentos dolorosos

Pesquisadores da Laval University, de Quebec, investigaram como o cérebro…

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável

O que é a Síndrome do Intestino Irritável? Intestino Irritável…