Dor Muscular

Tipo mais comum de dor no corpo

O que é dor muscular?

A dor muscular é o tipo de dor mais prevalente, quase todo mundo já sentiu dor muscular na vida. O termo médico para este tipo de dor é Mialgia. Os tecidos musculares estão presentes por todo o corpo, por isso, as dores musculares podem ser sentidas nas mais diversas regiões corporais. Geralmente, afetam um pequeno número de músculos por vez.

A intensidade da dor pode variar muito, indo de um leve desconforto até uma dor intensa e incapacitante. Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos.

Como acontece?

Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da dor muscular. Os mais comuns são lesões ou sobrecarga. Infecções e condições inflamatórias também podem ser fatores causais.

É muito comum a dor se originar de uma tensão muscular em algumas áreas do corpo, do uso excessivo de algum músculo durante uma atividade física ou ainda de lesões de algum músculo durante atividade física. Esse tipo de dor costuma afetar um músculo específico ou uma parte restrita do corpo. 

Prevenção e Tratamento

Quando a dor é leve, algumas estratégias simples realizadas em casa podem trazer bastante alívio. Em inglês, costuma-se resumir tais estratégias pela sigla PRICE. Vamos ver o que cada letra nos indica:

Além dessas medidas, um leve alongamento e técnicas que aliviam o stress, como Yoga e meditação podem ajudar. De acordo com o sistema de saúde norte americano, pessoas que trabalham sentadas devem se levantar e alongar a cada 60 minutos para evitar problemas musculares.

Alguns casos de dor muscular afetam regiões maiores do corpo, chegando até a ser sentida por todo o corpo. Geralmente, elas indicam uma infecção, uma doença ou o efeito colateral de alguma medicação.  Algumas condições que costumam gerar dor muscular mais generalizada são: síndrome da fadiga crônica, dermatosite, fibromialgia, hipotireoidismo, gripe, lúpus e polimialgia reumática, entre outras.

Fique atento aos sintomas:

Nem todos os casos se resolvem com as técnicas citadas acima. Há alguns critérios que apontam a necessidade de uma consulta médica. Se a dor persistir além de 3 dias, é aconselhável procurar a opinião de um médico especializado em dor. Além disso, outros critérios para a necessidade de avaliação médica, são:

Quando houver sinais de emergência médica, é necessário ir ao hospital ou consultar o seu médico de confiança o quanto antes. 

Os sinais de emergência são:

Contato

Nossos números

(19) 3251-2312
(19) 99837-4640

Emails

contato@singular.med.br

Blog

Nossos Conteúdos

Estudo detecta redes cerebrais hiperativas na Fibromialgia

Estudo detecta redes cerebrais hiperativas na Fibromialgia

Um estudo publicado em janeiro no periódico Scientific Reports sugere…

E quando a cirurgia da coluna falha?

E quando a cirurgia da coluna falha?

Muitos pacientes veem a cirurgia como a última alternativa para…

O que um dos mais prestigiados periódicos científicos do mundo tem a dizer sobre a dor lombar?

O que um dos mais prestigiados periódicos científicos do mundo tem a dizer sobre a dor lombar?

O renomado periódico Lancet publicou uma série de 3 artigos…