Brasileiros estão mais tempo incapacitados por dor lombar e dor cervical, aponta artigo

Brasileiros estão mais tempo incapacitados por dor lombar e dor cervical, aponta artigo

No dia 20 de julho foi publicado no periódico The Lancet uma análise do Global Burden of Disease Study 2016 no Brasil, um grande estudo que identificou o impacto das principais doenças no país. A análise aponta que desde 1990 até os dias atuais, os principais causadores de incapacidade no país são a dor lombar e a dor cervical. Além disso, o artigo aponta que em 26 anos, a quantidade de anos vividos com incapacidade devido a estas duas dores aumentou em 79,7% em média.

Uma possível reflexão a respeito do artigo é pensarmos por que com todos os avanços tecnológicos da medicina, a incapacidade provocada por dores lombares e cervicais aumentou. Uma possível resposta está relacionada com o grande desconhecimento que ainda existe na população em geral e nos profissionais de saúde a respeito do tratamento específico de casos de dor e dos recursos mais indicados para proporcionar aumento da qualidade de vida e diminuição da incapacidade para esses pacientes. Medicina Intervencionista da Dor, fisioterapia especializada, psicologia: são muitos os recursos a serem empregados para este fim. É necessário ampliarmos o conhecimento sobre o tema Brasil afora. Esta é uma das missões do Singular.

O Global Burden of Disease é um programa global abrangente para identificar a mortalidade e o nível de incapacidade relacionado a doenças, lesões e fatores de risco. Trata-se de uma colaboração internacional que envolve 1800 pesquisadores de 127 países, financiado pela fundação Bill e Melinda Gates.

Para acessar o artigo, clique no link: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2818%2931221-2

Compartilhe: