chuva

É muito comum pessoas com dor crônica dizerem que mudanças no tempo afetam a dor, porém até agora a ciência nunca chegou a um consenso sobre isso. Um grupo de estudiosos da Universidade de Manchester decidiu buscar investigar esta relação através de uma pesquisa com mais de 9 mil pessoas e o uso de um aplicativo para smartphone.

No estudo, batizado de “Cloudy with a chance of pain” (em português: “nublado, com chance de dor”), os sujeitos têm de registrar o seu nível de dor diariamente no aplicativo desenvolvido especialmente para a pesquisa. Além disso, o aplicativo também identifica a região onde o sujeito estiver, através do GPS do smartphone, e capta as condições do clima a cada hora neste local. De posse desses dados, os cientistas poderão fazer relações de alterações do nível de dor de cada sujeito com as condições climáticas nos momentos dos registros no app.

Atualmente, os cientistas já completaram metade do estudo, que terá no total 18 meses. Os dados preliminares foram divulgados no começo deste mês no Festival de Ciências da Inglaterra. Dr. Will Dixon, que lidera a pesquisa, divulgou que sua equipe encontrou uma relação entre o clima – principalmente chuva e tempo nublado – com piora da dor.

Como o estudo ainda está em fase de execução, ainda não há como apontar evidências de forma conclusiva, mas os resultados são animadores, segundo Dr. Dixon. Os responsáveis pela pesquisa apontam que se a relação realmente for comprovada, isso permitirá que as pessoas planejem com maior confiança suas atividades, conforme o clima. Além disso, entender melhor a relação entre clima e dor pode motivar outros estudos sobre intervenções e tratamentos novos.

Para mais detalhes sobre o projeto, visite o site: https://www.cloudywithachanceofpain.com/