dor nas articulações

 

Milhões de pessoas no mundo sofrem com dores nas articulações. Estas podem estar relacionadas a diferentes doenças e condições. No post de hoje, poderemos entender melhor este tipo de dor, suas possíveis causas e os recursos de tratamento disponíveis atualmente.

Há muitos tipos diferentes de dor articular, como osteoartrite (artrose), dor pós lesão traumática, dor relacionada a doenças inflamatórias das articulações, como artrite reumatoide, e dor relacionada a deposição de cristais nas articulações, como gota.

O envelhecimento da população, sedentarismo e obesidade são fatores que contribuem com as altas taxas de dores nas articulações atualmente. Somente nos EUA são estimadas cerca de 52,2 milhões de pessoas diagnosticadas com algum tipo de dor nas articulações.

 

Dor em uma ou em várias articulações?

Uma divisão que podemos fazer para entendermos melhor os diferentes tipos de dor nas articulações é entre a dor que acontece em apenas uma articulação e a dor que ocorre em muitas articulações diferentes.

Entre as dores de uma articulação apenas, a mais comum é a dor no joelho. Essa parte do corpo costuma sofrer muito por sustentar o peso do corpo ao longo dos anos. Quando a pessoa é idosa, uma dor no joelho, ou em outra articulação, que costuma piorar de repente, pode ser um sinal de artrose.

Se a pele fica quente e vermelha e a dor acontece em ataques repetidos, isto pode ser sinal de gota. Esta condição costuma afetar inicialmente o dedão do pé (hallux) e depois acomete outras articulações. Outra causa comum para dor em uma articulação apenas é a inflamação na articulação, ocorrida após uma lesão traumática.

Se a dor acomete várias articulações, isso pode ser sinal de artrite reumatoide, que é uma condição que gera dor e inchaço nas articulações, geralmente nas mãos, pés e punhos. Nas primeiras fases, a dor vem e vai, com longos períodos entre os ataques.

Outra condição que envolve várias articulações é a artrite psoriática, que afeta uma em cada 5 pessoas com psoríase. Infecções virais, como rubéola e hepatite viral, também podem gerar dores em várias articulações.

 

Tratamento

Para o tratamento de dores articulares, há uma grande diversidade de recursos, como medicamentos, procedimentos intervencionistas, fisioterapia e prática de exercícios físicos, entre outros.

Os medicamentos a serem utilizados dependem fundamentalmente do tipo de dor nas articulações, sendo necessária antes de qualquer conduta, uma avaliação médica detalhada. Entre os possíveis recursos medicamentosos estão os analgésicos, os corticosteroides e também medicações que atuam no Sistema Nervoso Central, como antidepressivos e anticonvulsivantes.

Procedimentos minimamente invasivos, da Medicina Intervencionista da Dor também podem ser levados em conta como recursos altamente eficazes para o alívio de certas dores. Entre esses recursos, estão os bloqueios anestésicos, os procedimentos por radiofrequência e as injeções de ácido hialurônico (viscossuplementação).

 

Fontes

A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) estabeleceu que 2016 é o Ano Mundial contra a Dor nas Articulações. Parte do texto deste post foi baseado nas informações contidas na campanha da IASP. Para ler mais sobre o assunto no site da própria IASP, clique neste link: http://www.iasp-pain.org/globalyear

A SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor) também conta com uma página especialmente sobre o tema, com diversas informações. Para ler os textos, depoimentos e ver os vídeos preparados pela SBED sobre o tema, clique aqui: http://www.sbed.org.br/materias.php?cd_secao=98

Outra fonte para a preparação deste texto foi o artigo produzido sobre o tema no site do sistema nacional de saúde inglês: http://www.nhs.uk/conditions/joint-pain/Pages/Introduction.aspx